Lady Gaga vence batalha judicial no caso “JUDAS”

admin em 17.6.2014 ás 11:44     5Comentários

Lady Gaga venceu hoje (17), a batalha judicial onde era acusada de plágio da música “Judas” (2011).  O processo era movido por Rebecca Francescatti, autora da música “Juda” do ano de 2009. O processo sigiloso tramitava em esfera federal e o veredito saiu na data de hoje.
O juiz Marvim E. Aspen deu parecer favorável a Lady Gaga com alegação de que as duas músicas não são similares, e que também não há nenhum fator que prove que Gaga copiou a música de Rebecca.

Leia na integra a decisão do juiz:

“Nós concluímos que sob a lei, as duas músicas não são substancialmente similares. Nenhum fator razoável pode provar que os réus copiaram a expressão protegida na música de Francescatti. As músicas não compartilham suficientemente ‘características únicas para dar razão a uma quebra de dever de não copiar o trabalho de outra pessoa’”, afirmou o juiz do caso, Marvin Aspen.

No início do processo o advogado de Rebecca, chegou a declarar que:

“Apesar das músicas serem de estilos diferentes, a composição é a mesma e o refrão tem a mesma melodia… Rebecca está apenas procurando reconhecimento pelo o que ela criou.”

A decisão de Aspen explica que Francescatti não conseguiu estabelecer semelhança entre sua música e a de Gaga, inclusive entre “elementos qualitativamente importantes”, e nem “uma combinação única de elementos.” O título semelhante das canções e quatro notas [musicais] semelhantes de 16 totais, escreveu ele, “não são suficientes para dar origem a uma constatação de que a canção de Gaga copiou o conceito total da música de Francescatti”.  Além disso, Aspen disse que os elementos de plágio apresentados por Francescatti, não eram passíveis de proteção por conta própria.

“Nós achamos que Francescatti não apresentou elementos passíveis a proteção, e tão pouco estabeleceu uma combinação única destes elementos desprotegidos”. Nenhuma perícia de fato poderia achar que as expressões das músicas são substancialmente similares”.

Comentários

  • Tiago Roitman

    Queria saber onde a tal da Rebecca viu semelhança. Nada a ver!

    • Rita Filomena

      Ela achou semelhança na grana que pensou que ia levar da Gaga. Coitada!

  • Guilherme de Souza

    nossa nada a ver com esse lixo de musica da rebecca judas samba beijinho no om
    bro…querida

  • Israel

    Hahahahaha que pena dessa Rebecca , ela queria um pouco do sucesso da nossa rainha , Gaga ñ iria imitar um lixo feito aquele que ela criou , até pq ela ñ precisa imitar nada de ninguém , tudo o que ela faz é maravilhoso ! Pena do do se insucesso queridinha , quem sabe em outra vida vc terá metade do talento que a Lady Gaga tem !

  • Niva

    Nada e comum mesmo.