Semana ARTPOP: Enfim, os aplausos!

admin em 15.11.2015 ás 6:00    

A última faixa de ARTPOP foi também o primeiro single. Também foi a última música a ser escolhida para entrar no álbum. Applause foi ouvido pela primeira vez no rádio, com streaming online. Assim que a música começou a tocar, com a forte batida eletrônica, a primeira reação de muitos Monsters talvez tenha sido a de surpresa. Era mesmo uma música de Gaga que estava tocando? Será que havia sintonizado na estação errada? Será que é a próxima, e não essa? Mas o vocal inconfundível de Gaga não deixava dúvida: estávamos ouvindo pela primeira vez uma faixa finalizada de seu novo álbum pop. Lá pela metade da canção, era impossível ficar parado. O ritmo dançante era contagiante demais e o refrão confirmou: nascia um grande hit.

applause_1

POP MUSIC EMERGENCY

O lançamento de Appplause teve de ser antecipado por conta dos vazamentos que estavam ocorrendo. Isso fez com que a faixa fosse lançada na mesma semana de Roar, da Katy Perry, o que abalou o desempenho do single nos charts. Depois, veio o lyric video gravado em um concurso de drags, onde Gaga interagiu com as participantes e com os fãs ali presentes. O clipe oficial foi ao ar pela primeira vez no Good Morning America, e embora tenha tido um curto prazo de execução e uma verba menor ainda, Gaga conseguiu criar algo surpreendente.

images.duckduckgo.com

O clipe passeia entre o preto-e-branco e o colorido, e é todo ambientado em um grande espetáculo de mágica circense. Paralelamente, há um desfile de moda surreal se desenrolando. Tudo isso, claro, está na cabeça da jovem Stefani, que aparece em um colchão e aparenta estar “fazendo amor com a criatividade”. No vídeo vemos o nascimento da Venus e encontramos diversas referências a outras obras de arte e ícones da cultura pop. O clipe segue até o momento que vemos Gaga vestida com roupas bastante coloridas, carregando algo que percebemos ser uma perna gigante coroada com flores na região próxima ao quadril. Essa é uma verdadeira alusão à lesão, à cirurgia e à recuperação pelos quais Gaga passou no fim da era Born This Way. Também é a partir desse momento que o vídeo, até então num ritmo organizado, passa a misturar as imagens mais rapidamente, vemos a Venus caída, os personagens se debatendo e o completo caos instalado. Esse é o jeito de Gaga dizer que ARTPOP chegou para tirar as pessoas de suas zonas de conforto, para abalar a indústria da música, para questionar o óbvio e trazer o novo, fazendo sempre muito barulho por onde passar.

Lady-Gaga-Applause-gif-7

APP22

Finalmente, chegamos ao fim do álbum, completamente contagiados pelo pop de Gaga. Depois desse incrível passeio pela história de uma artista que atingiu o fundo do poço e o ápice da glória, restam apenas os aplausos, merecidíssmos. E a canção é exatamente isso: Gaga confessando que vive pelos aplausos, ou seja, por seus fãs. No fim, tudo que ela faz, todo seu esforço criativo, é direcionado a fazer os fãs felizes e ajudá-los a crescer e mudar o mundo. Nada mais comum de uma boa mãe que cuida de seus pequenos monstrinhos com amor.

Agora, sim, nos despedimos de ARTPOP. Pelo menos, até o relógio marcar a próxima vez de nos reencontramos.

Applause_Music_Video_068

 

Comentários