Semana ARTPOP: “Don’t want your jewels, I want your drugs”

admin em 11.11.2015 ás 2:43    

Don’t want your jewels, I want your drugs

image
Chegando a faixa de número 5 encontramos algo diferente no álbum, algo que Gaga ainda não havia nos mostrado com tanta força; ela já havia participado de duas faixas de Rap (Bitch Don’t Kill my Vibe e Cake Like Lady Gaga) mas que foram liberadas gratuitamente pela internet. Esta é a primeira vez em que o rap esta tão presente em uma música comercial na careira de Lady Gaga, e ela não poderia ter uma letra mais sugestiva do que esta!
Começando pelas rimas do T.I passando pelo refrão de Gaga indo direto para os versos do Too$hort depois explodindo com uma rima frenética de Twista e fechando com Gaga e o seu refrão maravilhoso!
Uma letra que fala sobre como as relações acontecem, sejam afetivas ou profissionais; as pessoas vivem em uma constante troca de “favores”.

tumblr_mtwtahpxdk1rnhomlo7_500

Uma breve análise da letra revela algumas coisas interessantes.

T.I chega para abrir a faixa explicando do que se trata e logo se faz entender por completo que está ali com a grana e que fez acordos milionários e não precisa aguardar nem um processo para ficar com os bolsos cheios. Fala também que teve que ver muita gente ficar por baixo enquanto passava por cima de quem não jogava sujo e diz que é preciso jogar sujo e quebrar as regras para seguir em frente.

Gaga vem logo em seguida falando que não se trata de dinheiro e o que ela realmente quer é o amor! Essa é justamente a droga na qual ela estava viciada, mas que assume que seu amor custa caro e que ela pode ser a sua família se você lhe der o que ela precisa.

Too $hort começa falando que todos querem apenas o dinheiro e que estão todos atras da diversão e que não se importa com luxo ou dinheiro mas que são importantes para conquistar alguém não importa onde vá.

Gaga vem novamente falando que joias e drogas impressionam e que faz com que todos fiquem focados em obter fama e dinheiro e que sabe muito bem como fazer para ganhar pilhas de dinheiro.

Twista fala que quer saber como conquistar o amor e que se sente interessante como o dinheiro e diamantes e que não se sente como uma droga fala também que se impressiona e que oferece tudo o que pode para impressionar.

Lady-Gaga-T.I.

Jewels N’ Drugs é uma música com uma pegada irônica que lembra (no signficado, não no ritmo) o tom ácido de muitos dos hits da era The Fame. É um mergulho de Gaga em um ritmo que de seu apreço, mas que ela não domina completamente. É uma composição ousada bastante experimental que une rap, batidas eletrônicas pesadas e um refrão pop glamouroso. Os versos de Gaga não saem da cabeça, além de ser um frescor no meio de tanta sonoridade pesada. A faixa explora a temática da fama, do vício, dos relacionamentos e da cobiça. Quem ouve pela primeira vez pode ter a impressão de uma grande bagunça, e isso pode ser proposital; todos esses temas estiveram bem presentes na vida pessoal e profissional de Gaga durante o período Born This Way. Sabemos que esse foi um momento conturbado na vida da cantora e, de um certo modo, a faixa pode fazer referência a essa parte de sua biografia. Afinal de contas, na sequência temos MANiCURE, uma canção sobre aceitação ao melhor estilo BTW, que precede Do What U Want e ARTPOP (uma canção sobre superação e a outra, enfim, como mantra da era atual). Como o álbum é uma grande narrativa, podemos perceber uma transição da turbulenta de Born This Way para aquilo que Gaga imaginou que seria ARTPOP: seu momento de completa redenção.

artworks-000056768634-trqxt6-original - copia

Comentários