Semana ARTPOP: Swine!!

admin em 13.11.2015 ás 5:33    

Swine é uma faixa que poderia ter sido tão polêmica quando Do What U Want, mas que acabou sendo pouco falada pela falta de divulgação. Vendo sempre ARTPOP como uma grande narrativa, que se inicia em Aura e termina em Applause, esse momento do disco, temos uma Gaga que passou pelo melhor e o pior do sexo, que lutou contra calúnias e difamações da mídia e teve que lidar com problemas envolvendo a fama e relacionamentos. É justamente agora que todos esses problemas e todas as emoções ruins atingem o ápice, e o resultado é uma explosão criativa em forma de música pop eletrônica pesada.

maxresdefaultsw

Em várias das apresentações ao vivo de Swine, é possível perceber que dois dançarinos, caracterizados como porcos, imitam movimentos sexuais. Isso é porque a canção é, em parte, sobre um abuso sexual que Gaga sofreu quando mais jovem. Entretanto, não é possível dizer isso apenas observando a letra: daí, tudo que podemos entender é que é uma composição sobre colocar tudo que é ruim para fora, e sobre o nojo e repúdio por uma determinada pessoa que fez muito mal à cantora. Esses são temas bastante amplos e com os quais qualquer um que já tenha passado por maus bocados na mão de outra pessoa pode se identificar. Perceberam? É mais ou menos a ideia de Til It Happens To You. Como sempre, Gaga brinca com os significados de suas músicas e sempre passa várias mensagens. Vale notar que (como já evidenciamos em outros posts essa semana) em ARTPOP, praticamente todas as faixas tem sentido ambíguo: um mais literal, e outro que só é compreendido se você tiver algum conhecimento mais aprofundado sobre a vida ou a carreira de Gaga.

LadyGagaStubbsSXSW

A ideia de “colocar para fora” todas as coisas ruins é bastante evidenciada na performance no SXSW Festival, onde a artista Millie Brown vomita tinta sobre Gaga durante a apresentação. O vômito, por mais nojento que seja, tem a função de limpar o organismo. Swine é uma música pesada que poderia ter um clipe bastante polêmico. Entretanto, os problemas de divulgação do álbum acabaram tornando a faixa desconhecida pelo grande público. Ainda assim, é uma canção forte, que contagia e convida você também a botar para fora o que quer que esteja te fazendo mal.

lady-gaga-swine-2013-leak-stream

Comentários