SEMANA ARTPOP: You’re out of this world, galaxy, space and time

admin em 9.11.2015 ás 9:21     1 Comentário

 VENUS 

“Rocket number 9 take off to the planet, to the planet, Venus. Aphrodite lady, seashell bikini, Garden panty Venus”

lady-gaga-venus-2

“Venus” foi divulgada através do serviço Vevo em 27 de Outubro de 2013, no dia seguinte disponibilizada como primeiro single promocional de “ARTPOP” no iTunes e Amazon. Quando lançada a faixa foi #1 em 57 Países, inclusive no Brasil.

Para promoção do single Lady Gaga se apresentou ao vivo na discoteca londrina G-A-Y, e no dia seguinte, no programa televisivo britânico  The X Factor.

+

EDITORIAL USE ONLY - NO MERCHANDISING - NO BOOK PUBLISHING Mandatory Credit: Photo by Tom Dymond/Thames/REX (3245051ab) Lady Gaga 'The X Factor' TV show, London, Britain - 27 Oct 2013

Venus foi composta e produzida pela própria, com auxílio de Paul Blair, Hugo Leclercq, Dino Zisis, Nick Monson e Herman Blount na escrita.

Venus, musicalmente, tem um aspecto bem experimental, porém ainda possui uma pegada bastante popular. Já sua letra pode ser interpretada de diversas formas, desde um jeito mais artístico até uma conotação mais sexual. Nessa música está claro que Gaga misturou, de uma forma peculiar que ela sabe fazer com maestria, trechos da mitologia greco-romana, astronomia e astrologia com um pouco de experiência pessoal.
Nas partes abaixo vocês verão explicações de “objetos” utilizados em Venus:

A deusa, Vênus

213i6fd

Vênus também é conhecida pelo seu nome grego de Afrodite (que também é citado na música de Lady Gaga). Talvez essa seja a maior inspiração para essa faixa, além do próprio planeta Vênus. Confira o que é dito sobre a mãe do Cúpido em um trecho retirado de “O Livro de Ouro da Mitologia”, escrito por Thomas Bulfinch:

Vênus (Afrodite), deusa do amor e da beleza, era filha de Júpiter (Zeus) e Dione [deusa das ninfas], mas outra versão a dá como saída da espuma do mar. Zéfiro a levou, sobre as ondas, até a Ilha de Chipre, onde foi recolhida e cuidada pelas Estações, que a levaram, depois, à assembléia dos deuses. Todos ficaram encantados com sua beleza e desejaram-na para esposa. Júpiter deu-a a Vulcano, em gratidão pelo serviço que ele prestara, forjando os raios. Desse modo, a mais bela das deusas tornou-se esposa do menos favorecido dos deuses. Vênus possuía um cinto bordado, o Cestus, que tinha o poder de inspirar o amor. Suas aves preferidas eram os pombos e os cisnes, e a rosa e o mirto eram as plantas a ela dedicadas.

A pintura, “O Nascimento da Vênus” de Botticelli.

33yrslh

Uma obra de arte um tanto curiosa, que tem sua qualidade questionada por vários profissionais na área, foi escolhida para ser uma das inspirações por Lady Gaga nessa era. A cantora confessou que queria dar vida àquele ser imóvel no quadro e foi isso que ela fez. Veja o que a Uffizi Gallery, onde o quadro se encontra atualmente, tem a dizer sobre esse trabalho:

“O Nascimento de Vênus” é, sem dúvidas, uma das obras de artes mais famosas e apreciadas do mundo. Pintada por Sandro Botticelli entre 1482 e 1485, ela se tornou uma marca da pintura italiana no século XV, por ser tão rica em significado e ter referências alegóricas à antiguidade.
O tema vem do “Metamorphoses” do [poeta]Ovid, uma obra muito importante da literatura latina. Vênus foi retratada nua em uma concha à beira-mar; À sua esquerda, o vento sopra gentilmente acariciando seu cabelo, à direita, uma serva (Ora) espera pela deusa para vestir seu corpo tímido. O prado é polvilhado com violetas, símbolo do amor.
[…]
A definição neoplatônico é clara: o trabalho significa o nascimento do amor e a beleza espiritual como uma força dirigente da vida.

Astrologia:

28hjz1j

Lady Gaga menciona os oito planetas do sistema solar (além de Plutão, que era considerado um planeta antigamente). Todos esses planetas possuem uma ligação com a astrologia, que os definem assim:

Netuno: Feminino, conhecido como planeta da ilusão.
Plutão: Masculino, conhecido como planeta da força.
Saturno:Masculino, conhecido como planeta do carma
Júpiter: Masculino, conhecido como planeta da sorte.
Mercúrio: Masculino, conhecido como planeta da comunicação.
Vênus: Feminino, conhecido como planeta do amor e do dinheiro.
Urano: Andrógeno, conhecido como planeta da rebelião.
Marte: Masculino, conhecido como planeta da paixão.
Terra: A Terra é considera como um elemento.

Curiosidade: O signo de Lady Gaga é Áries, regido pelo planeta Marte, cujo símbolo é o mesmo do sexo masculino. Já o símbolo de Vênus é o mesmo do sexo feminino.
Curiosidade 2: Gaga brinca com a sonoridade da Uranus. Em inglês, o planeta tem uma pronúncia parecida com “your anus” (“seu ânus”, em português) e logo depois ela rima com “Don’t you know my ass is famous?” (“Você não sabe que minha bunda é famosa?”, em português).

Sexualidade:

Lady+Gaga+Venus

É inegável que a música pode ser interpretada por uma via sexual. Se pensarmos bem e levarmos em consideração que Venus pode ser referência ao órgão genital da cantora (e isso com uma base no sentido cultural da palavra, que representa o feminino), alguns trechos que parecem soltos, além das performances da música até agora, podem ser compreendidas. Trecho como “Rocket #9 take off to the planet/To The Planet/VENUS” (Foguete Número 9 decole para o planeta/Para o planeta/VENUS) poderia ser uma forma da Gaga dizer para “o pênis de seu parceiro decolar até sua vagina”. Além disso, podemos parafrasear a própria cantora, “Eu escrevi quatro passagens em Venus. O snippet [divulgado na época] é uma das duas primeiras, antes do verdadeiro refrão. O crescimento antes do orgasmo”. Desse modo Gaga dá a entender que o refrão de Venus seria um orgasmo e isso também pode ser interpretado na letra: “When you touch me I die/Just a little inside/I wonder if this could be love”(Quando você me toca, eu morro/Apenas um pouco por dentro/Pergunto-me se isso pode ser amor).

Venus foi substituído por Do What U Want devido ao grande sucesso da faixa, mas nenhum possuí vídeo lançado oficialmente.

Nós do Lady Gaga Brasil esperamos que vocês gostem da análise e take me to your Venus: