TFG: Para além da música; a arte!

admin em 30.10.2015 ás 12:02    

Bem vindos, Little Monsters, à nova coluna do Lady Gaga Brasil. Through Fame and Glory é uma coluna quinzenal que analisará a carreira de Lady Gaga, revisitando momentos passandos, procurando tendências e fatos relevantes para o futuro da Mother Monster. Para além dos rumores, a proposta é traçar os passos de Gaga e explorar as possibilidades para o que está por vir. Por trás dos palcos e do show de luzes, falaremos sobre a relação de Gaga com a mídia, suas reinvenções, o impacto e a repercursão de seus atos em sua carreira. Sem mais delongas, vamos ao que interessa!

tumblr_nw71yfTi6S1uug0llo1_500

Cheek to Cheek, o Oscar e Till e Happens to You foram um sopro de ar fresco e uma grande reinvenção na música da Mother Monster. Foi novo, foi surpreendente; ela se metamorfoseou em algo diferente e ainda mais incrível do que nunca. Essa era focou nos seus vocais, na sua beleza natural (sem toda a maquiagem que ela usa normalmente) e provou que ela não é apenas uma estrela pop. Se Lady Gaga pretendia passar uma imagem mais humana de si mesma com ARTPOP, se apresentando com seu cabelo natural e cantando sobre sentimentos sinceros em tom confessional, foi com Cheek to Cheek que ela alcançou com excelência esse objetivo, com performances espontâneas e divertidas, onde Gaga ostentou o glamour clássico sem perder seu estilo inovador.

Ela se apresenta cada vez mais como uma artista completa, que não só passeia com conforto pelos ritmos musicais, como também não se intimida de pisar em novos terrenos.

Till It Happens to You foi a canção perfeita em inúmeros sentidos. Uma letra direta e versátil, capaz de tocar qualquer um que já tenha se sentido vulnerável em algum momento da vida; uma composição poderosa, com instrumental e vocal primorosos em harmonia: esses elementos, por si só, já tornam a canção um single avassalador, mas há muito mais. Falando de ativismo e militância, a publicidade que a imagem de Gaga deu ao tema de abusos sexuais, com a inserção de sua canção no documentário The Hunting Ground, é inquestionável. E sim, todos nós mal podemos esperar para ver Gaga estrelando mais um clipe, porém o fato da cantora se ausentar do vídeo de Till It Happens to You foi uma estratégia sutil, que demonstra a preocupação com o fato da imagem da artista não eclipsar o tema extremamente relevante que a obra, como um todo, carrega. No mais, a poderosa balada leva Gaga aos primeiros passos ao retorno para a música pop da melhor qualidade, em grande estilo.

tumblr_nt3x5yolkQ1uug0llo1_500

Agora, American Horror Story: Hotel a lançará em solo novo. Gaga já participou de filmes como Sin City e Machete Kills, além de ter feito rápidas aparições em alguns seriados norte-americanos, mas interpretar a Condessa Elizabeth pode ser ótimo para sua carreira. Gaga é cantora, dançarina, compositora, artista performática. Ela estudou fama, cultura e sociologia. Ela sabe se promover como ninguém e é um monstro do marketing. E agora, ela se revela como atriz! Sem falar que AHS cai como uma luva na imagem de Gaga, de todas as maneiras possíveis. Nós amamos a música pop da Mother Monster, e claro que ela também ama esse estilo. As roupas malucas, a maquiagem pesada, as perucas. Mas Gaga é muito mais que isso. Ela se apresenta cada vez mais como uma artista completa, que não só passeia com conforto pelos ritmos musicais, como também não se intimida de pisar em novos terrenos. Ela é uma grande artista que está sempre procurando novos meios de se expressar. É incrível como Gaga é versátil e é surpreendente como ela continua cativando mais e mais fãs de diferentes idades, países, interesses e culturas.

gagaicon

O que podemos esperar de seu passo pós-American Horror Story, muito se suspeita, mas nada se sabe com certeza. The Fame a consagrou como sucesso de vendas. The Fame Monster levou seu pop aos níveis mais altos. Born This Way foi uma explosão criativa e uma superprodução. ARTPOP a tornou mais independente, e os problemas nos planos dessa era com certeza a ensinaram muito. Cheek to Cheek a mostrou um novo jeito de brilhar e a consagrou para uma audiência completamente nova. É cedo para dizer em que sentindo American Horror Story influenciará a música de Gaga, mas os benefícios para sua carreira são evidentes. Com toda a certeza, o próximo álbum pop de Gaga será algo completamente diferente do que já ouvimos. As constantes contribuições de Gaga com nomes do rock e sua recente declaração sobre o Iron Maiden podem sugerir que talvez, só talvez, estejamos mais próximos do algumas vezes mencionado álbum de rock da Mother Monster. Pode ainda ser um grande sonho, mas se Gaga realmente avançar nessa direção, seu nome brilhará como nunca. Embora o caminho de Gaga não tenha sido só de sucessos, são os erros que verdadeiramente impulsionam o ser humano. E sabemos muito bem que a nova-iorquina descendente de italianos aprende rápido. Aguardemos, Little Monsters, e estejamos preparados para grandes surpresas.

tumblr_nvldv3AMJG1qeuk6oo4_500

 

Comentários